Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

terça-feira, 27 de abril de 2010

Integração Modal em São Paulo/SP: Ônibus que transporta bicicleta é testado

No início de abril, alguns órgãos de imprensa divulgaram uma boa notícia aos paulistanos em geral. A "São Paulo Transportes" (SP-Trans) vai começar a testar nos ônibus municipais um equipamento que possibilita aos usuários levar bicicletas nas viagens.

Com isso, o paulistano contará com uma importante forma de integração modal (expressão designada para a integração de várias formas de se deslocar na cidade - sobre esse tema, ver artigo http://pedalandoeolhando.blogspot.com/2009/07/integracao-modalque-pe-essa.html).

O suporte, que é instalado na frente dos coletivos, funciona de maneira parecida aos suportes de automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até 3 bicicletas. O mecanismo para travar a bicicleta é acionado pelo motorista e a SP-Trans estima que toda operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de 1 min.

A integração bicicleta e ônibus em São Paulo, ou "Bike Bus" (como está sendo chamado o projeto) deve funcionar apenas nos finais de semana e em poucas linhas que passam por parques municipais. E caso a experiência seja positiva, os equipamentos serão instalados em toda frota da cidade.

A iniciativa foi elogiada por ciclistas, mas como o período de testes está sendo feito somente na região dos parques e, via de conseqüência, atingindo principalmente os ciclistas de lazer, existe um receio de que a prefeitura desista do projeto por considerar que não houve adesão. O correto seria que os testes fossem feitos durante a semana e em locais diversos, atingindo aqueles que usam a bicicleta para trabalhar.

A integração bicicleta e ônibus já existe em algumas cidades do mundo, como Houston, Paris, Los Angeles. Em Christchurch, na Nova Zelândia, o sistema é muito utilizado, como eu presenciei em 2009, quando realizei minha viagem de bicicleta por aquele país (ver foto abaixo): 


Agora é esperar que os testes sejam bem-sucedidos e aguardar para ver se essa medida será implantada de vez na tumultuada cidade de São Paulo (Fonte: JT, 9/4/2010, p. 10A).

2 comentários:

  1. Faaaaaala Pompom, cara seus blog ta muito legal, meu velho... tenho lido constantemente...
    Se incomoda se eu colocar o link do seu blog no blog que criei esses dias sobre vida ao ar livre?!

    Abssssssssssssss
    giba

    ResponderExcluir
  2. Que legal, espero que está novidade seja bem recebida, e que espalhe para outros cidades do Brasil.

    abraço
    Valdecir

    ResponderExcluir