Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 23 de outubro de 2011

CABRITOS ESCALADORES

Recebi umas imagens muito interessantes de um amigo e talvez muitos já tenham visto. Mesmo assim me pareceu apropriado compartilhar com os seguidores desse blog. 


As imagens abaixo são da Barragem del Cingino, no norte da Itália


Fonte Wikipedia
O reservatório da barragem está situado a 2.262 metros acima do nível do mar e na foto abaixo é possível observar pequenos pontos pretos na parede da represa. 


Sim, são escaladores na parede da barragem, mas não da raça humana... na verdade são cabritos escaladores!! 



São os "Alpine Ibex" ou "Ibex Europeus" ou simplesmente cabritos montanheses. Ele sobre a face íngreme a jusante da represa para se alimentar dos musgos e lamber o sal que se acumula fora das pedras da parede.  




O corpo desses cabritos variam de 75 a 170 cm e medem de 70 a 94 cm, pesando de 40 a 120 kg. Os chifres dobram para trás e são usados para defesa, aparecendo em ambos os sexos, mas são maiores nos machos do que nas fêmeas. Eles se movem com facilidade pelas montanhas e durante o inverso são encontrado em altitudes médias nas faces íngremes geralmente voltadas para o sul. 



O "ibex Alpine" não está ameaçado de extinção, embora a espécie seja caçada principalmente pelo valor de seus chifres. A seguir um vídeo sobre a habilidade de escalador desse animal: 


Fontes: 
Fotos são de e-mail recebido; 
Informações: http://www.ultimateungulate.com/artiodactyla/capra_ibex.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário