Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

sábado, 10 de dezembro de 2011

CALOI CECI (BICICLETA ANTIGA)

Das moças que acompanham este blog, quantas se lembram do nome abaixo? 

Em suas memórias, se lembram de imagens como essa?



E desse comercial de televisão? 



Sim, a Caloi Ceci, lançada originalmente em 1972, foi objeto de desejo das ciclistas nos anos 70, 80 e 90. Um dia desses, andando pelos corredores da Cidade Universitária, me deparei com um desses modelos antigos (foto abaixo).


A Ceci era um típico modelo de passeio, pneus lisos, muitas vezes sem câmbio e alguns exemplares vieram com cestinhas. Segundo Arturo Alcorta, do sítio eletrônico Escola de Bicicleta (www.escoladebicicleta.com.br), a primeira série da Ceci tinha rodas do tamanho da Caloi 10, mas em 1973 elas passaram para um diâmetro menor, o que atendeu ao público feminino.



Não sei precisar o ano desse modelo (alguém ajuda?), mas a bicicleta me pareceu bem original: pintura, decalques, bagageiro e, até mesmo, o selim de cor branca.


Arturo Alcorta esclarece também que a Ceci ganhou prêmios internacionais e chegou a ser vendida no mercado inglês.  


A foto acima mostra a antiga, mas ainda elegante, Caloi Ceci que flagrei na USP. Interessante é que, enquanto essa bicicleta clássica era ignorada pelos transeuntes, estes apontavam seus olhos curiosos para a minha pessoa. Pude perceber, pela feição de seus rostos, que eles se perguntavam: "Por que alguém se dá ao trabalho de fotografar, minuciosamente, uma bicicleta velha?" Poucos sabem o valor dela...


Acima, o detalhe da originalidade daquela Caloi Ceci. Arturo Alcorta informa que no início dos anos 1990, a Ceci sofreu alterações no quadro e as rodas foram reduzidas para o mesmo diâmetro das "mountain bikes", tirando as características originais do projeto. Por isso, acredito que o modelo que fotografei seja ainda dos anos 1980.

E para quem tem dúvida se é melhor casar ou comprar uma bicicleta, assista e recorde o seguinte comercial: 


Fonte:

- Arturo Alcorta (Escola de Bicicleta)

22 comentários:

  1. eu tenho uma dessas so que restaurei ela e a ceci 1985 comemoraçao de 90 anos caloi abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, obrigado pela sua mensagem, se quiser mande fotos para mim da sua bicicleta e alguma história dela que eu coloco no blog. abs. Paulo

      Excluir
  2. Minha irma tinha uma igual a essa, era rosa e tinha a cesta branca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo, se tiver fotos e quiser publicar no blog, é só mandar para mim: paulorobertopom@gmail.com
      abraços e obrigado por acompanhar o blog

      Excluir
  3. Eu tive a cecizinha 1981 ou 1982, aro 20, aprendi a andar sem rodinhas nela (a coitada foi minha cobaia), cai muito dela, e com ela, sinto saudades e nem sei o final dela, pois cresci. Depois tive uma monark brisa, cor de rosa e concorrente direta da ceci. Na realidade queria a Ceci, mas ganhei a Brisa, tudo bem, pois foi boa companheira, mas continuei crescendo e ela foi esquecida em um canto a acabei dando, eu já adulta, para uma pessoa amiga, acabei me arrependendo, anos depois, fazer o quê.
    Outro dia me deu uma vontade imensa de ter novamente uma bicicleta, meu bolso me permitiu uma caloi 100, mas não nego sinto saudades das outras, sinto falta da cestinha, do charme e da nostalgia.
    Antes de comprar minha atual, cheguei a pesquisar modelos antigos, mas eram muitas bicicletas caras e precisariam, ainda, de restauração, pois gostaria de ter como era antes.
    O modelo seria do final dos anos 80, início dos 90. Vi uma dessa, antes de comprar a minha e fiquei admirando também, não tem como não olhar. Um dia desses vou comprar uma e mandar restaurar.
    Mas vi, outro dia, uma cecizinha aro 16, ano 81 ou 82, mas apenas o quadro, a venda, e não aguentei e, também fotografei, pois estava pendura juntos com modelos novos e modernos, foi nostálgico. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Paula, obrigado pelo seu contato e seu depoimento. Paulo

      Excluir
  4. Ola Paulo, tenho duas, vou mandar as fotos no seu e-mail. Abraço Luciano Picco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, pode mandar as fotos para meu e-mail: paulorobertopom@gmail.com

      Excluir
  5. sheila cps email: sh.crisp.sra@hotmail.com18 de maio de 2012 19:01

    olá Paulo...

    Desde criança tive vontade de ter uma ceci.
    me mudei há um ano para o litoral e achei uma dos anos 80 azul calcinha TODA original, com todos os acessórios de plástico em branco e cestinha original.
    Foi paixão a primeira vista.
    Sei lá mas acho que pessoas como nós damos valor àquilo que é bonito, de qualidade e que hoje em dia não se fazem mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, obrigado por acompanhar o blog.
      Fico feliz que tenha gostado da postagem sobre a Caloi Ceci.Vc disse que comprou uma?
      Poxa, bem que vc poderia tirar várias fotos dela, inclusive dos detalhes, e mandar para mim para que eu possa publicar no meu blog.
      Assim, mais pessoas poderiam admirar a raridade que vc tem aí.
      Sabe o ano dela?
      Se souber de alguma história interessante da bicicleta, também fale.

      Excluir
  6. Oi Paulo parabéns pelas fotos! Eu sou apaixonada pela Caloi Ceci, quando eu era criança com os meus 9,10 anos isso na década de 80 eu era doida pra ter uma, nessa época no Natal todas as minhas amiguinhas de infância ganharam a Caloi Ceci menos eu, nossa como eu chorava, o jeito que tinha era eu andar com as das minhas amiguinhas, o tempo foi passando eu perdi completamente o interesse por bicicletas, nunca mais pensei em ter uma, hoje estou com 34 anos de idade, sou casada e tenho 2 filhos,esses dias atrás navegando pela internet procurei por Caloi Ceci, nossa fiquei deslumbrada a emoção que eu senti não tem explicação, era como se eu tivesse voltado a minha infância e aquele desejo de ter uma Ceci tomou conta de mim,eu e meu marido começamos a procurar alguma pra comprar, mas o preço é um absurdo mas não desistimos, e hoje estou muito feliz, conseguimos comprar nós começamos a restauração, fico muito feliz em compartilhar um pouquinho dessa minha alegria aqui com vcs depois se vc quiser eu te envio as fotos um abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia. Poxa, fiquei muito feliz com sua mensagem. Obrigado mesmo. Legal que gostou das fotos da Caloi Ceci, realmente um ícone da nossa época de infância (década de 80). Acho legal vc ter voltado a sua infância e desejado, novamente, uma Ceci. Melhor ainda que seu marido tenha apoiado-a. Fico feliz que já esteja com sua Ceci. Eu gostaria MUITO de receber fotos da sua bicicleta. Posso colocá-las no meu blog, como, aliás, tenho feito com outros amantes de bicicletas antigas. Vc poderia me mandar as fotos da bicicleta do jeito que a adquiriu (fotos em boa resolução e com detalhes), bem como durante e depois da restauração. Se quiser, posso até dar um pitacos na restauração. Vc poderia me contar com mais detalhes essa sua história muito bacana da vontade que tinha de ter uma Ceci e de ver esse sonho realizado depois de adulta. Se me permitir, posso fazer uma linda postagem desse material todo, dessa sua história, o que lhe permitira compartilhar com muitos outros admiradores das antigas. O que acha? Me responda no paulorobertopom@gmail.com Beijos Paulo

      Excluir
  7. gostei do seu site muito interessante pois tenho uma bike igual a essa so que bem mais nova sevc quizer te posto as fotos abçs

    ResponderExcluir
  8. Paulo, td bem? Parabens pelo Blog!
    Achei uma Ceci essa semana na cacamba de um carroceiro que ia vender pro ferro velho. Comprei por 20 reais. Te mandei a foto no Gmail. Não sei que ano é, mas sei que as primeiras eram com guidão cromado. Fucei na net mas não descobri uma só foto igual a esta. To a fim de reformar (restaurar) mas queria saber o ano da menina. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gattaz, acabo de publicar a história de sua Caloi Ceci, obrigado.

      Excluir
  9. Paulo boa noite gostaria de saber se vc vai publicar referente minha bicicleta no blog abçs jailson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jailson, vou publicar sim, aguarde alguns meses, porque tem muito material de colaboradores que chegou antes. Obrigado

      Excluir
  10. quero vender a minha futuramente ano 80 original mais temnho que fazer alguma coisaa como arrumar os freios e etc por que comprei ela por 15 reais no ferro velho mais ela e linda

    ResponderExcluir
  11. quem tiver para vender, eu quero...meu whatsapp: 61 9181-5500

    ResponderExcluir
  12. Adorei as historias de cecis restauradas, e to vivendo algo parecido.
    Por sorte eu era uma dessas amigas q ganhou a ceci..kkkk...linda, azul clara metálica, perfeita... usei muuuito, mas continuou inteirona até eu ñ caber mais nela. Bom, isso foi há 30 anos. Meus pais guardaram a cecizinha até hoje e a deram pra minha filha...O nome da minha filha é Cecile, cecizinha, né? kkkk... Bom, depois de quase 30 anos sem uso, ela sofreu um pouco a ação do tempo e eu queria restaurar, deixá-la linda como eu ainda a vejo nas minhas lembranças. Alguém daqui sabe como conseguir peças de reposição e, principalmente, os adesivos? ass: Graziele gtcanario@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as historias, e to vivendo algo parecido.
    Por sorte eu era uma dessas amigas q ganhou a ceci..kkkk...linda, azul clara metálica, perfeita... usei muuuito, mas continuou inteirona até eu ñ caber mais nela. Bom, isso foi há 30 anos. Meus pais guardaram a cecizinha até hoje e a deram pra minha filha...O nome da minha filha é Cecile, cecizinha, né? kkkk... Bom, depois de quase 30 anos sem uso, ela sofreu um pouco a ação do tempo e eu queria restaurar, deixá-la linda como eu ainda a vejo nas minhas lembranças. Alguém daqui sabe como conseguir peças de reposição e, principalmente, os adesivos? ass: Graziele gtcanario@gmail.com

    ResponderExcluir