Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

sexta-feira, 30 de março de 2012

BICICLETA ANTIGA: PHILLIPS 1955



Essa seção traz uma raridade: uma antiga bicicleta Phillips, ano 1955, toda original, que pertence a Matheus Carogio (14 anos) e seu avô Luiz Carogio.

Matheus e seu avô Luiz: proprietários da Phillips 1955

Em 1955, Luiz Carogio recebeu de presente de uma tia do Rio de Janeiro essa bela Phillips. Ela esta nova, zero quilômetro.

Durante muitos anos, Luiz usou a bicicleta para ir ao trabalho, frequentar cursos noturnos e para pequenos passeios.


Ilustração do manual da Phillips
com o modelo de Matheus e Luiz

Ela transportou até a esposa do Sr. Luiz Carogio, avó de Matheus, quando estava grávida para o tratamento pré natal.

Detalhe da dupla barra do quadro de aço
Depois de anos e anos de uso intenso, a bicicleta foi restaurada para uma nova pintura, colocação de filetes e cromagem das peças, que são todas originais.

Uma bicicleta imponente


Hoje em dia a Phillips/1955 da família Carogio é usada só para passeio aos domingos. Mesmo assim ela ainda é duro na queda: há pouco tempo atrás, a bicicleta rodou 12 km sem parar até um encontro de veículos antigos. 

O detalhe do protetor de corrente, peça rara.



A bicicleta ganhou até um blog: "Bicicleta Antiga Phillips", do próprio Matheus Carogio (www.matheuscarogiobicicletaphillips.blogspot.com) onde é possível conferir mais detalhes dessa raridade.



Fotos: Matheus Carogio

Sobre a minha bicicleta Phillips (1953): 




Recado: Se você possui uma bicicleta antiga e quiser que eu a divulgue no blog, faça como o Matheus e outros leitores, mande um e-mail contando um pouco da história da sua raridade com algumas fotos em boa resolução.
(paulorobertopom@gmail.com)

8 comentários:

  1. PAULO AFIRMO SEM SOMBRA DE DUVIDA QUE A MARCA PHILLIPS É UMA VERDADEIRA LENDA SOBRE RODAS NA INGLATERRA ELE TEM O APELIDO CARINHOSO DE ROLLS ROYCE DAS BICICLETAS ANTIGAS PRA VOCE VER A GRANDE INFLUENCIA QUE TINHA NAQUELA EPOCA A INDUSTRIA BRITANICA DE BICICLETAS PHILLIPS QUE FAZ JUS A INSCRIÇAO DA SUA PLAQUETA FRONTAL COM A FRASE RENOMADO EM TODO MUNDO POSSUO UMA PHILLIPS 1942 CANO SIMPLES DETALHE QUE AS DE CANO SIMPLES SAO MAIS ANTIGAS QUE OS MODELOS DE CANO DUPLO É UMA BICICLETA MUITO PRECISA NA SUA FUNCIONALIDADE SILENCIOSA NO RODAR NÃO FAZ NENHUM RANGIDO O SOM DA CATRACA NA DESCIDA SOA COMO UMA SINFONIA DE MUSICA CLASSICA AQUI EM PIRASSUNUNGA É MUITO FACIL VER PESSOAS ANDANDO COM AS ANTIGAS RUDGE HUMBER HERCULES RALEIGH PHILLIPS BSA GORICKE DURKOPP PEUGEOT ISTO DEMONSTRA COM CLARESA QUE ESTES MODELOS CLASSICOS COM O PASSAR DOS ANOS SÃO COMO O VINHO QUANTO MAIS ANTIGA SAFRA É MELHOR O SABOR AS ANTIGAS PODE O TEMPO QUE PASSAR NUNCA PERDEM O CHARME E ELEGANCIA TEM MUITO A CONTAR SOBRE OS ANTIGOS QUE PRODUZIAM VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE SOBRE RODAS DE UMA FORMA 100% ARTESANAL CADA COMPONENTE ATÉ O MODO QUE O AÇO ERA FORJADO, LEMBRA MUITO A TECNICA USADA NA INGLATERRA PELOS FERREIROS MEDIEVAIS QUE FAZIAM ESTADAS E ARMADURAS, NESTE CONTEXTO NA MINHA CONSEPÇÃO A BICICLETA É NOS NOSSOS TEMPOS ATUAIS É UM VERDADEIRO CAVALO DE FERRO DO FUTURO QUE LEVA MUITA VANTAGEM ATÉ NO TRANSITO CAOTICO DAS METROPOLIS POR SER UM MEIO DE TRANSPORTE MUITO FACIL DE ESTACIONAR E O PRINCIPAL FATOR DE NÃO POLUIR O MEIO AMBIENTE MUITO OBRIGADO ROBINSON MARTINS PIRASSUNUNGA SP AGUARDO SUA RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma bicicleta destas com todas as peças só precisa de reforma, sabe que se interessa em comprar?
      m.t.coimbra@hotmail.com

      Excluir
  2. Me ajudem !!! Alguém sabe o ano de fabricação da Monark Brisa Class ???

    ResponderExcluir
  3. Me ajudem !!! Alguém sabe o ano de fabricação da Monark Brisa Class ???

    ResponderExcluir
  4. muito legal divulgar a Historia da sua bicicleta, alias, todas bike tem sua própria historia o que as tornam únicas. abraços

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dessa só não tem o guidão original!!! Está a venda para quem quiser comprar!!!! Ótimo preço!

    ResponderExcluir
  6. VENDO BICICLETA PHILLIPS MASCULINA, 1950
    (pablofotografo@gmail.com)

    ResponderExcluir