Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

segunda-feira, 10 de março de 2014

BICICLETA ANTIGA - CALOI 10 SPORTISSIMA 1976 - RESTAURAÇÃO


Vocês lembram da Caloi 10 Sportissima do leitor Darcio Herrero? Vejam a postagem que eu fiz sobre essa bicicleta em maio de 2012 (clique no título da postagem, abaixo da foto):



O Darcio adquiriu sua Sportissima em maio de 2011, através de um anúncio no Mercado Livre. Ele foi buscar a bicicleta na cidade de Itu-SP. Sua intenção sempre foi restaurá-la, tanto é que aquela postagem termina da seguinte forma: 

"Vamos aguardar fotos da 'Sportíssima' restaurada do Dárcio"

Segundo Dárcio, as peças do movimento da direção e da regulagem do freio exigiam uma nova cromagem

E não é que o Dárcio me enviou as fotos da restauração? Vou resumir o trabalho dele.


maio de 2011, antes da restauração
abril de 2013, após a restauração
O primeiro trabalho foi desmontar toda bicicleta, retirando cuidadosamente todas as peças, como freios, fita do guidão, conduítes, cabos (foto abaixo).


As peças de aço foram para uma nova cromagem. Vejam abaixo as peças antes desse processo:


E as mesmas peças após um novo banho de cromo:


As peças de alumínio passaram pelo velho sabão e palha de aço. Abaixo as peças antes da limpeza:


Olha só a diferença após a limpeza:


Parecem novas e não dá para imaginar que são da década de 1970. Abaixo, o detalhe:


E um indicativo do ano de fabricação da bicicleta apareceu de forma cristalina no manete de descanso do freio:


O cambio traseiro só precisou de uma limpeza. Notem a perfeição:


Graças a uma ótima dica do grande restaurador de bicicletas Marcelo Afornali, o Dárcio resolveu não repintar o quadro da sua Sportissima, até porque a pintura não estava ruim. Com isso, a assinatura existente no tubo superior, característica desse modelo, se manteve:


Mas os adesivos estavam desbotados e o Dárcio encarou o desafio de reproduzi-los. Primeiro, ele removeu os adesivos com uma estranha técnica de usar uma faca:


Eu nunca tinha visto isso, mas achei muito interessante!! Um trabalho admirável, de muita paciência e cuidado:



Para obter novos adesivos metalizados (idênticos aos originais), o Dárcio fez medições e fotografou os antigos de todos os ângulos, antes de serem removidos do quadro. 

Com isso, ele pôde solicitar que um profissional de designer gráfico reproduzisse todos os adesivos. Vejam a técnica que o Dárcio utilizou para fixar os adesivos no lugar certo do quadro: 


Está no lugar certo? Daí é só retirar as duas metades. Vejam o antes e o depois:



Os adesivos ficaram perfeitos e deram uma beleza única a essa bicicleta.





Finalmente, a Caloi 10 Sportissima 1976 restaurada:



Eu fiquei muito contente quando, depois de muito tempo da primeira postagem, o Dárcio me enviou as fotos da restauração. Mas o final do e-mail do Dárcio foi a melhor surpresa para mim. Vejam o que ele disse:

"P.S. Acho que ainda não te contei, mas a ideia de encarar uma restauração se deu depois de eu ler a história da sua prateada no blog."

Muito legal ter motivado esse trabalho incrível do Dárcio. E a minha "prateada" que ele se refere é essa abaixo: 

Clique aqui para ver como
 foi a restauração dessa bicicleta
Agradeço muito ao Dárcio por ter compartilhado com todos nós - e pela segunda vez - a sua raridade. 

Mais detalhes sobre a restauração da Caloi 10 Sportissima 1976  clique aqui

Vejam mais postagens sobre Caloi 10 e similares: 

- Caloi 10 zerada, na caixa:

- Caloi 10 dourada (1978):

- Lindíssima Caloi 15 (1979):

- Caloi Sprint 10:

- Diversas bicicletas Caloi antigas:

- Caloi Ceci antiga:

- Caloi Ceci restauração:

6 comentários:

  1. Excelente trabalho!
    Parabéns não apenas pela restauração em si, mas pelo fato da divulgação da mesma. Isto vai contra o consumismo e troca por novas, da gurizada de hoje.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo
    parabéns pelo blog. um espetáculo.
    eu ganhei uma sportíssima exatamente igual a do Dárcio, e preciso, igualmente a ele, dos adesivos, de um selim e pneus. somente isto.
    o resto é limpeza e paciência.
    vc pode me ajudar a entrar em contato com ele?
    meu telefone é 11-985854975 ou 31850420(trab).
    desde já agradeço imensamente a ajuda.
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma Caloi 10 cor Vinho (vermelha) não sei o ano pertenceu ao meu primo a qual ja se foi lembro que deve ser 1986, que ano ela deve ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode verificar no manete de descanso o ano!

      Excluir