CICLOVIA NA AV. PAULISTA - INAUGURAÇÃO (28/06/2015)

O dia 28 de junho de 2015 prometia ser histórico na cidade de São Paulo. E foi!! 


O sol reluzente da manhã parecia anunciar: vai ser emocionante. E foi!!


Como já fiz em muitas manhãs de domingo, peguei minha antiga Caloi 10 (1975) para dar uma volta. Mas dessa vez, era diferente... eu tinha uma festa de gala para ir: a inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista. 


A Av. Paulista foi inteiramente tomada por milhares de ciclistas!! (depois dizem que essa demanda não existe em São Paulo...)  


Cenas inesquecíveis: famílias inteiras pedalando; balões brancos e flores nos guidões; senhores de cadeira de rodas na maior curtição com ciclistas e pedestres; inúmeras bicicletas curiosas; abraços, beijos e sorrisos para todos os lados. 


Banda de música, abraços, felicidade, paz, e
muitos, muitos ciclistas

A CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de SP compareceu à festa de bicicleta: 


O prefeito Fernando Haddad também: 


Tinha até um circo de bicicleta!!


Pessoas de outras cidades vieram para a comemoração:


Eu fiz foto até com esse corintiano fanático! Nesse domingo, todos venceram e a Paulista foi tomada por todas torcidas!! 


E tinha mais gente com Caloi 10:


Uma data histórica! Poucos anos atrás, São Paulo era uma cidade completamente hostil aos ciclistas. Aos poucos, as bicicletas vão ganhando as ruas, graças às ciclovias, às ciclofaixas de lazer e outros instrumentos de política pública.


Nesse contexto, é emblemática a ciclovia na Av. Paulista, a principal via da cidade, a mais capitalista, uma das mais movimentadas e onde 3 ciclistas perdem suas vidas.


E essa gente que desaprova? A faixa abaixo explica a importância das ciclovias e justifica todos os seus investimentos:


Fiz questão de me aproximar do prefeito Fernando Haddad só para dizer "muito obrigado pelas ciclovias". Ele estendeu sua mão e me cumprimentou. 


Pouco importa o partido dele, não estou falando de "Fla x Flu". Afinal, como mostra o vídeo abaixo, a ciclovia não é do Haddad, não é da sua gestão, não é de partido algum. A ciclovia é de toda sociedade, até dos paulistanos que não pedalam, afinal mais bicicletas significa menos poluição, menos carros nas ruas, mais vagas nos transportes públicos e mais vida.


Agora, a Paulista é uma das mais democráticas avenidas: tem espaços para bicicletas, carros, ônibus, pedestres e metrô.


28 de junho de 2015 foi um dia de festa!! Será sempre inesquecível para mim! Mas nossa luta por uma cidade melhor, com mais e mais ciclovias, continua.

 


Comentários

Postagens mais visitadas