Ultimas Postagens

24 de jul de 2011

BICICLETA ANTIGA - PHILLIPS NO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA

Domingo, 17/jul/2011, foi mais um dia de veranico em pleno inverno na cidade de São Paulo. Perfeito para um leve passeio com minha bicicleta inglesa Phillips, aro 28, ano 1953 (estimado). E o local escolhido foi o Parque da Independência, situado no bairro do Ipiranga, em S. Paulo. 


O Parque da Independência, onde está situado o Museu Paulista (também conhecido como Museu do Ipiranga) fica a alguns metros de casa, então é um excelente lugar para levar esse tipo de bicicleta, cujo cuidado é todo especial. O parque não possui uma ciclovia, como existe no Pq. do Ibirapuera, aliás o espaço para pedalar é muito restrito. Todavia, a paisagem do parque, com destaque para as fontes e o prédio do museu, é incrível, assim é muito agradável desmontar da bicicleta e caminhar lentamente, observando cada lugar.


Quando levo a Phillips, muita gente vem conversar comigo, pergunta o ano, a marca e conta histórias sobre as clássicas. Nesse dia um cara interrompeu o passeio com a família para me falar sobre a antiga que ele tem, de nacionalidade theca, que pertencia ao pai e está encostada, precisando de reparos. Legal que ele se sentiu estimulado a cuidar da bicicleta dele quando viu a minha. 

A foto acima é da plaqueta original da minha Phillips, com o leão característico da marca inglesa.



Analisando o catálogo da fábrica Phillips, tudo indica que o modelo que possuo corresponde ao da foto acima. Segundo o catálogo, algumas características são:
- Quadro de aço temperado, submetido a 3 camadas de esmalte, filetado nas cores dourada e vermelho, com tamanhos variando dentre 22 e 28 polegadas;
- pinhão com 18 dentes;
- freios duas alavancas cilíndricas,   




Talvez esse modelo seja o mais conhecido das lendárias bicicletas Phillips, mas não era o único. Existiam muitos outros, até mesmo triciclos para crianças, como mostram as ilustrações ao lado e abaixo.
Em postagens futuras, vou colocar mais modelos do catálogo da marca Phillips. Mais informações sobre a minha bicicleta Phillips, o antes e o depois:


http://viagensdepaulopom.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

Um comentário:

  1. PAULO MEUS PARABENS PELO SEU BLOG MEU NOME É ROBINSON MARTINS POR INCRIVEL QUE PAREÇA EU TENHO UMA PHILLIPS INGLESA ARO 28 CANO SIMPLES O CHASSI COMEÇA COM A LETRA G616342 PELA LOGICA ESTE MODELO FOI FABRICADO EM 1942 JA FALEI COM UM ESPECIALISTA ESTA INFORMAÇÃO PROCEDE É UMA BICICLETA MUITO ROBUSTA USO NO DIA DIA PRA PASSEAR PRA TRABALHAR NA CONCESSIONARIA DA WOLKSVAGEM NÃO TENHO O QUE RECLAMAR É MUITO COPNFIAVEL O SEU FUNCIONAMENTO DE FREIO ROLAMENTO DE PE DE VELA JA DESCI UMA LADEIRA GRANDE A BICICLETA ATINGI 70 KM POR HORA NÃO ACONSELHO A QUALQUER PESSOA FAZER ISTO SÓ CILCLISTAS QUE TEM MUITO CONHECIMENTO NA PARTE MECANICA DA BICICLETA CONSEGUEM FAZER ISTO COM EXTREMA SEGURANÇA DESDE DE JA TE AGREADEÇO POR EXISTIREM APAIXONADOS POR BICICLETAS PHILLIPS QUE SÃO UMA VERDADEIRA LENDA SOBRE RODAS COMPREI A MINHA PHILLIPS TOTALMENTE DESMONTADA EU MONTEI COM UM COLEGA UMA CURIOSIDADE O PRIMEIRO DONO DELA ERA SITIANTE DE PORTO FERREIRA ANDOU COM ELA POR MUITOS ANOS INFELISMENTE O MESMO FALECEU E DEIXOU PRO FILHO QUE NÃO QUIS ANDAR COM ELA POR SE LEMBRAR DE SEU PAI DEIXOU A BICICLETA DURANTE MUITOS ANOS PENDURADA NUM GALPÃO ATE QUE A PESSOA QUE A COMPROU ME VENDEU POR NÃO TER CONDIÇÕES DE MONTALA EU A COMPREI PAGUEI 120 REAIS PRA FALAR A VERDADE JA TIVE OUTRAS MARCAS DE BICILCETAS ESTA FOI A MELHOR DE TODAS QUE EU JA TIVE FICO IMAGINANDO QUE EXISTEM MUITAS BICICLETAS ANTIGAS ESCONDIDAS AGUARDANDO ALGUMAS PESSOAS QUE TEM A PREOCUPAÇÃO DE RESTAURAr ESTAS OBRAS DE ARTE SOBRE RODAS QUE SÃO MUITO SUPERIORES AS BICICLETAS ATUAIS TE AGRADEÇO JA ROBINSON MARTINS PIRASSUNUGA SP

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Mais Template - Designed By