Ultimas Postagens

14 de jan de 2012

PROJETOS DE CICLOVIA: SANTOS-GUARUJÁ E LUZ (CENTRO SP)

Duas notícias publicadas no jornal "O Estado de S. Paulo", do dia 12/ago/2011, caderno Metrópole, me chamaram a atenção: 

TÚNEL VAI LIGAR SANTOS AO GUARUJÁ
 EM DOIS MINUTOS (p. C1)

Até aí, nada de interessante, mais uma obra gigante e sei lá se primordial.

Ilustração do Estadão mostra local do tunel

Mas uma das ilustrações feitas para a matéria (abaixo) mostra o túnel com um espaço viário destinado à bicicletas.



A reportagem não tocou nesse ponto; ela se ateve a outros detalhes da obra. 

Será mesmo que o projeto original foi capaz de destacar um trecho desse túnel só para as bicicletas? 

Mesmo considerando que Santos e Guarujá são cidades com um grande número de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, ainda sim é um baita avanço. Esperar para ver. 

NOVA LUZ: 
PREFEITURA JÁ ADMITE PAGAR 1/3 DA OBRA (p. C4)


Mais uma notícia da polêmica revitalização urbanística da região da Luz, no centro de S. Paulo, que inclui a cracolândia.

O interessante é que o projeto prevê a intervenção em 45 quarteirões, com reformas que permitirão o deslocamento de bicicleta. 

Conforme ilustração feita pelo Estadão (abaixo), a maior parte das ruas da região contará com dois tipos de ciclovias: com separadores e somente com pinturas no chão.


Segundo a reportagem, a ciclovia principal (com separadores) ficará na Av. Rio Branco, entre as Avs. Ipiranga e Duque de Caixas (a bicicletada de julho de 2011 passou por essas vias), se estendendo até a Rua Mauá. Uma das faixas existentes da Av. Rio Branco será destinada a esse fim e, portanto, carros terão uma faixa a menos, algo que é extremamente positivo no centro de SP.

O destaque negativo da matéria: a previsão que é toda revitalização da região da Luz demore 15 anos!!! 


É preciso tudo isso para executar esse projeto? Será que as ciclovias e ciclofaixas serão entregues no final desse prazo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Mais Template - Designed By