Ultimas Postagens

13 de out de 2012

MONARK ERGOMÉTRICA (bicicleta antiga)


Eu sei que alguns vão chiar: "bicicleta ergométrica não é bicicleta!!" 

Confesso aos amigos que fiquei com dúvidas se colocava esse tema no blog, mas eu não resisti porque não lembrava que em algum dia no planeta Terra existiu a bicicleta Ergométrica Monark:




Aqueles que chegaram a treinar com essa ergométrica lembram do seu painel? Ele não era digital, até porque a bicicleta não era ligada à corrente elétrica, como são aquelas que vemos hoje nas academias. Para cronometrar o tempo de treino, o atleta usava um reloginho mecânico que funcionava à corda:

Bastava girar o cronômetro mecânico e
pedalar até uma campainha tocar

Foto a direita: o painel tinha um marcador mecânico de velocidade e de distância. A manivela central era para colocar carga nas pedaladas, simulando subidas. Os números do canto superior direito marcavam o peso. 


Nas fotos abaixo, percebe-se o sistema mecânico de carga da Ergométrica Monark, por meio do qual uma fita exercia pressão na roda da bicicleta, conforme o ajuste manual realizado pelo atleta, exigindo um esforço maior em suas pernas.




Ao contrário do que os amigos possam imaginar, essas fotos não foram tiradas museu; acreditem, eu pedalei em várias dessas bicicletas...


... mas não pensem que eu tirei essas fotos quando eu treinava na década de 70 ou início dos anos 80.... definitivamente eu não sou dessa época!!!



Eu flagrei essas ergométricas quando treinava em 2011 na academia do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP).


Pela foto abaixo, é possível ter uma ideia de que o selim não era um primor de conformo. Mesmo assim, 2 vezes por semana eu estava lá.



Ergométrica Monark marcou uma época  e é incrível que nos dias de hoje, em plena cidade de S. Paulo, ainda existam vários exemplares em perfeito uso.


11 comentários:

  1. Muito legal esta postagem!

    ResponderExcluir
  2. Podem achar o que quiser mas rodei numa dessa quando comprei mais de 150.000KM (virei o velocimetro 1 vez e meia)Tenho testemunhas! numa dessas de 1988 até 93 em média 80 KM por dia 2 horas e meia de pedal diárias..Na sua simples parte mecanica, montava e desmontava ela todinha troquei pinhão, corrente, coroa, fitas freio do volante, e movimento central com suas bandejas ( que trincavam ) e esferas e engraxava ela todinha o volante muito pesado também possui esferas e bandejas.O pedivela sueco eu troquei os pedais originais e utilizava o pedal da Monark 10 nele com firmas pés cristophe e tocava o pau... Me deu muito condicionamento era realmente exepcional..Utilizadas para teste ergométrico e também por todos os atletas da época...Depois dos 5anos continuos, levei ela para minha casa de praia, quando consegui uma outra life cycle mais moderna... e depois doei a monark ...Tenho muita saudades dela...Excelente para o condicionamento físico!Lógico que para poucos pois era preciso muita disciplina para o tedioso treinamento...Mas como gosto de música , para mim foi fácil...Quando pegava uma bike normal dava muita canseira na moçada com este treino louco que realizei religiosamente nos cinco anos com ela kkkkParabéns pela matéria e lembrança , muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. comprei 1 falta a capa da roda da frente , tenho o velocímetro

    ResponderExcluir
  4. preciso de uma bike dessa. Pago bem. Meu tel: 61 9333-6823

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tenho uma e quero vender.
      Meu fone.
      11 961941826

      Excluir
  5. Excelente matéria. Achei uma no interior e comprei mas faltam freio e cronometro. Sabe onde posso achar?

    ResponderExcluir
  6. gostei da postagem, estou interessado em uma dessas, por isso pesquisei, obrigado pelas informações !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pra gente chama no 11 95983 7980

      Excluir
  7. Tenho uma pra venda Só chamar no zap 11 95983 7980

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Mais Template - Designed By